Missa de entronização do papa Leão XIV será no dia 18 de maio, anuncia Vaticano
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Em comunicado, a Santa Sé divulgou a agenda com os primeiros compromissos de Robert Prevost como pontífice, entre eles sua primeira audiência geral, que ocorrerá em 21 de maio. Papa Leão XIV ao ser apresentado aos fiéis na Praça São Pedro
Reuters/Claudia Greco
A missa de entronização, em que o papa Leão XIV será apresentado e empossado oficialmente com a presença de líderes mundiais e fiéis, será no dia 18 de maio, na Praça São Pedro, informou o Vaticano nesta sexta-feira (9).
Em comunicado, a Santa Sé divulgou a agenda com os primeiros compromissos de Robert Prevost como pontífice, entre eles sua primeira audiência geral, que ocorrerá em 21 de maio.
Ainda de acordo com o Vaticano, o novo pontífice decidiu reservar um tempo para "reflexão, oração e diálogo" antes de tomar decisões sobre os cargos de confiança dentro da Cúria Romana.
Ele pediu que todos os chefes de escritórios do governo, que haviam sido nomeados por Francisco, permaneçam nos cargos até que ele tome uma decisão definitiva sobre sua permanência ou não.
AO VIVO: Acompanhe em tempo real o conclave que elegeu Leão XIV
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Primeiro compromisso após anúncio
Papa Leão XIV celebra missa 1ª missa no Vaticano
Nesta sexta-feira (9), o papa Leão XIV celebrou sua primeira missa como pontífice em uma cerimônia privada na Capela Sistina para os cardeais que o elegeram. A celebração começou às 6h no horário de Brasília, 11h locais.
Durante a homilia, disse esperar que, durante seu papado, a Igreja Católica seja um "farol que ilumina as noites do mundo".
Um dia antes, o então cardeal Robert Francis Prevost foi eleito o primeiro papa americano da história. Ele tem 69 anos, é agostiniano, considerado progressista e era próximo de Francisco.
O papa Leão XIV nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, mas também tem cidadania peruana, adquirida após anos de missão no país. Ele trabalhou com comunidades carentes e, entre idas e vindas do país, foi nomeado bispo da cidade de Chiclayo em 2015.