Leão XIV: por que papa norte-americano quebrou protocolo ao fazer trecho de discurso em espanhol
09/05/2025
(Foto: Reprodução) Leão XIV é norte-americano, mas sua trajetória pastoral incluiu anos de trabalho missionário no Peru e é conhecido como "o menos americano entre os americanos". Papa Leão XIV ao ser apresentado aos fiéis na Praça São Pedro
Reuters/Claudia Greco
O novo papa Leão XIV surpreendeu fiéis e cardeais ao encerrar seu primeiro discurso como pontífice em espanhol. A decisão quebrou uma tradição de séculos. Normalmente, o anúncio e a primeira fala oficial são inteiramente feitos em italiano ou latim, línguas oficiais do Vaticano.
"Se me permite também fazer uma saudação, dizer algumas palavras agora em espanhol, em especial a minha querida Diocese Onde um povo acompanhou o seu bispo compartilhando sua fé e deu tanto para continuar sendo uma igreja fiel a Jesus Cristo", declarou o novo papa em seu primeiro discurso.
Leão XIV é norte-americano, mas sua trajetória pastoral incluiu anos de trabalho missionário no Peru e é conhecido como "o menos americano entre os americanos". Em entrevista ao podcast, O Assunto, a vaticanista Mirticeli Medeiros, que sinalizou o favoritismo de Prevost no episódio anterior, explica:
"Nunca tinha ouvido falar de um papa que falasse em outra língua que não fosse italiano. Ele falou em espanhol em referência a sua experiência no Peru", afirma. "Ele faz referência a diocese que o formou como bispo. E se dirige também, como americano, à comunidade latino-americana. Ele tem cidadania peruana. Colocou a frente, até da sua própria nacionalidade, o fato de ter sido missionário."
Ouça a entrevista completa
Prevost ordenado padre em 1982. Dois anos depois, foi enviado pela primeira vez ao Peru para uma missão na cidade de Piura. Voltou ao país sul-americano em 1988 para uma missão em Trujillo, onde ficou por 10 anos, inclusive durante o governo autoritário de Alberto Fujimori, a quem já cobrou desculpas pelas injustiças cometidas no período.
Ao fazer um aceno aos povos latino-americanos, Leão XIV sinaliza um papado atento às Américas, região com o maior número de católicos no mundo.
Leia também
'Moderadíssimo, discretíssimo': as características do novo papa Leão XIV na avaliação da vaticanista Mirticeli Medeiros
Qual será o salário do novo papa? Entenda por que Francisco abdicou do dinheiro
Novo Papa: quando vai ter fumaça branca?